domingo, 3 de outubro de 2010

A tecnologia na escola

   Como as tecnologias transformam as linguagens, devem ser vistas como "possibilidade de criação, de pesquisa, de cultura, de reinvenção." A tecnologia na escola  além de ser uma  ferramenta de inclusão, de ampliação de conhecimentos dentre outros, representa também o dizer o entender  o intecionar, como afirma Balloni em seu texto sobre práticas pedagógicas. 
     O professor tem que sair da redoma em que se encontra para perceber as mudanças no mundo externo à escola. Ele não pode ser o detentor e controlador da verdade. 
     No entanto, não basta somente transformar a escola, mas desenvolver meios que possam modificar e reinventar maneiras de ser em outros âmbitos sociais como, família trabalho, etc. , já que o indivíduo em todo o seu curso de vida está em permanente mudança. O acesso às tecnologias é fundamental, mas também ele precisa ser qualificado. Por isso, é importante que o professor busque um melhor preparo e aprenda a lidar com as ferramentas que a internet disponibiliza, e nessa dinâmica  motivem os alunos a buscarem conhecimentos técnologicos. Através deste  processo interativo entre professor e aluno o conhecimento  seja compartilhado de forma prazerosa. Aqui, resalto a importância da disciplina  Educação e Tecnologia Contemporânea para o graduando ,especificamente o de licenciatura, que vai trabalhar em sala de aula. Pois, antes da matéria, eu tinha muitas dificuldades em navegar na internet e aqui estou blogando, aprendendo com os textos disponibilizados no moodle, enfim me preparando para interargir com meus futuros alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário