segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Inclusão Digital

    A globalização tem desencadeado diversas transformações na sociedade moderna. Isso é percebido tanto nos setores sociais, da política, da economia e também nas realizações  culturais.  Os computadores também  evoluiram: as máquinas enormes deram lugar aos sofisticados aparelhos e, passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, embora tenha uma frequência diferenciada de uso entre as camadas sociais.
        Influenciando comportamentos, atitudes, redefinindo conceitos sociais, possibilitando novas formas de aprendizado e de construção, o computador, mais precisamente, a internet proporciona maior rapidez nas informações. Mas, para isso, as pessoas devem  abraçar todas as possibilidades e potencialidades que o mundo digital oferece. Dessa forma, o ambiente educacional se torna espaços  estratégicos para inserção e apropriação das tecnologias, já que ela está no cotidiano da sociedade. Então, tendo em vista sua importância na vivência escolar,  Bonilla argumenta:
                        [...] a contemporaneidade exige que a escola proponha dinâmica pedagógicas que não se limitem à transmissão ou disponibilização de informações, inserindo nessas dinâmicas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de forma a reestruturar organização curricular fechada e as perspectivas conteudistas que vêm caracterizando-a. (BONILLA, 2005, p.91)
    A partir daí,  é necessário criar meios de motivar e capacitar o professor, possibilitando-o, assim, a levar seu aluno à inclusão digital para que este desenvolva o interesse pelas tecnologias. Seja capaz de criar, de tornarem-se  críticos e não meramente sujeitos passivos.

Um comentário:

  1. Oi, É preciso dinamizar o blor, fazer postagens frequentes, refletir sobre os conteúdos da disciplina.

    ResponderExcluir